O Beach Tennis surgiu nas praias de Ravenna, em Itália, na década de 1980.

Começou como uma atividade recreativa mas, a partir de 1996, as regras foram regularizadas pela ITF (Federação Internacional de Ténis) e a modalidade começou a ser praticada profissionalmente.

O Beach Tennis, tem vindo a ganhar popularidade e adeptos por todo o mundo e já conta com mais de 1 milhão de praticantes!

O segredo do Beach Tennis está nas suas vantagens: desenvolves mais habilidades, gastas mais calorias e exercitas mais músculos, já que, por estares a praticar a modalidade em areia, precisas de mais resistência física e aeróbica ! É um verdadeiro 2 em 1!

Se o ténis já melhorava a capacidade física em geral e o bem-estar dos seus praticantes, o Beach Tennis pretende aprofundar esse desenvolvimento e puxar mais pelas skills e capacidade atlética de cada um!

Equipamentos

As raquetes de Beach Tennis podem ser fabricadas em fibra de vidro, grafite, carbono ou Kevlar. Já existem várias no mercado por onde escolher.

A bola utilizada é de baixa pressão (50% despressurizada), para deixá-la mais lenta de acordo com as regras da modalidade. Normalmente é de cor amarela e laranja para facilitar a visibilidade em situações de claridade (quando jogado na praia).

O campo do Beach Tennis pode variar de tamanho, pois existe o jogo de singulares e de pares. Para o jogo de singulares, o tamanho do campo é de 16x5m. Para o jogo de pares, o tamanho do campo é de 16x8m. 

O tamanho da rede é sempre 1,70m e a superfície é sempre em areia.

Regras

O Beach Tennis reúne algumas regras semelhantes ao Ténis Tradicional, mas também existem algumas diferenças:

  • No ténis tradicional, a bola pode tocar uma vez no campo. Enquanto no Beach Tennis, se a bola tocar na areia, o ponto é da equipa adversária;
  • No ténis tradicional, o jogador tem 2 oportunidades para lançar a bola e no Beach Tennis tem apenas uma. Por esse motivo, os jogadores quando lançam a bola não é para ganhar um ponto (fazer um “Ace” como no Ténis) mas sim para colocar a bola em jogo;
  • A pontuação, assim como no ténis tradicional, é contada no formato “0/15/30/40”, mas o 40 x 40 é sempre sem vantagem, chamado de “breaking point”. Vence quem o fizer primeiro.

Onde podes jogar?

No Padel One em Perafita, Matosinhos!

Para além dos 3 campos de Padel Indoor (Campo ActiveSys, Campo AMG Travel e Campo 3), o Padel One tem também 1 campo de areia Indoor que pode ser utilizado para Beach Tennis (Ténis de Praia), Fut Volley e Beach Volley (Volley de Praia).

Não tens equipamento?
Não há problema! O Clube empresta as raquetes e bolas durante o jogo!

Só tens mesmo que marcar o teu jogo através da App (App Store ou Play Store), site ou ligar ou enviar mensagem por Whatsapp para o 215 891 580!

Bons jogos!


Write A Comment