Já pensaste que a melhor tática de team building pode ser, precisamente, o futebol? Basta pensar nas semelhanças entre o funcionamento de uma empresa e uma equipa de futebol. Ambos são organismos vivos, onde quase sempre são as relações interpessoais que definem a distância entre a derrota e a vitória. Em ambos os casos, é necessário garantir que o ambiente é suficientemente estimulante e coeso para que as skills mais afinadas de cada um estejam ao serviço de uma equipa vencedora.
Como motivar os funcionários de uma empresa?
As pessoas são, sem dúvida, o recurso mais importante de qualquer organização. É nelas – e, sobretudo, na relação estabelecida no seio das equipas – que residem a força, a vitalidade e até a identidade de uma organização. Assim, é fácil perceber a importância de estreitar e cimentar relações entre os membros da equipa, e nada melhor do que as atividades de team building.
Num artigo publicado na Forbes, o empresário Brian Scudamore defende que o team building é indispensável para construir relações de confiança, reduzir os focos de conflito, aumentar a comunicação e o sentido de pertença. No entanto, o empreendedor deixa um alerta: “As mais bem sucedidas e memoráveis atividades de team building são aquelas que não se parecem com um dia normal de trabalho”. Precisas de uma sugestão? Reserva um campo de futebol e verás o quanto a tua equipa terá a ganhar.
Team building no relvado
Todos os jogos de equipa partem de uma premissa comum: a conquista de um determinado objetivo que só é alcançável mediante um esforço coletivo. Dentro das quatro linhas, tudo depende da cooperação, da comunicação e da confiança estabelecidas entre pares – trunfos igualmente essenciais ao sucesso organizacional. Pensa nestes três motivos que fazem do futebol uma atividade de team building vencedora.
1. Criação de relações de confiança
Um jogo de futebol pode ter o poder de estreitar relações no seio de uma equipa. O trabalho coletivo dentro de campo exige que a comunicação seja permanente e genuína. No momento em que as chuteiras pisam o relvado, as hierarquias diluem-se em nome de uma meta comum: marcar golos e não sofrer. Ora, escusado será dizer que esta experiência de maior proximidade entre pares será crucial para aumentar significativamente os níveis de confiança e amizade dentro da empresa.
2. Aumento da produtividade
A organização de jogos de futebol em empresas proporcionará aos funcionários um ambiente descontraído e divertido para que se possam conhecer melhor. Longe do escritório, terão a oportunidade, enquanto praticam desporto, de ficar a conhecer uma faceta diferente das pessoas com quem convivem diariamente. Esta atmosfera colaborativa, embebida de maior familiaridade, será importante para o aumento da eficiência das equipas. Além disso, o clima vivido dentro das quatro linhas pode ajudar no momento de encontrar soluções criativas para problemas, conflitos e crises.
3. Descobrir e pôr a render os talentos
No futebol, todos fazem parte da mesma equipa, mas depressa se percebe que cada elemento tem de ter um papel bem definido para conseguirem vencer. Se todos jogarem à defesa ou se todos quiserem jogar ao ataque, dificilmente sairão vencedores. É certo que há talentos que vão sobressair naturalmente, mas depressa fica claro que um jogador não vence sozinho e tem de ser capaz de se integrar e puxar por todos os elementos. Se cada um encontrar o seu lugar e souber colocar as suas forças e mais-valias ao serviço da equipa, o jogo vai fluir.
No final do dia, poderás interrogar-te se a atividade de team building atingiu os objetivos pretendidos. Deixamos uma dica: se tiveres semeado no relvado algumas gargalhadas, entusiasmo, diversão, uma boa dose de competitividade, sentido de conquista coletiva e, quem sabe, algumas fotos para o Instagram, é porque estás no bom caminho.
Faz do futebol uma rotina da tua equipa e entra em campo com a Field!