A noite tinha trazido o frio. Pelas 21h, os holofotes já faziam reluzir o sintético do Complexo Desportivo do Clube TAP, mas as estrelas que iriam abrilhantar a noite ainda iam aquecendo os músculos. O apito inicial estava marcado para as 21h30 e a tensão típica de um derby já pairava no relvado. No entanto, este não era um duelo de futebol qualquer. Naquela noite dava-se o pontapé de saída para os Derby Day by Field, uma série de jogos que promete levar as empresas a resolverem em campo, com muito fairplay, as picardias que têm com os seus eternos rivais de mercado.

JCDecaux x dreamMedia: trocar os outdoors pelo placard

Pouco antes da hora marcada para o início da ansiada partida, o campo de 5 do Clube TAP vestiu-se de azul e laranja. De um lado, a JCDecaux, do outro, a dreamMedia, duas das maiores empresas a operar no setor da publicidade exterior em Portugal. Todos os dias se defrontam no escritório e nas ruas do país, mas naquela noite o duelo saltou dos outdoors para o placard do resultado.

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Fábio Salgado, coordenador de operações da zona sul da dreamMedia, conta que toda a equipa recebeu o desafio da Field entusiasticamente: “Percebemos logo que seria uma ótima oportunidade para nos conhecermos melhor e convivermos todos”, recorda. Uma vez aceite o desafio, rapidamente foi marcado um jogo de treino para afinar as táticas e definir posições. 

Do lado da JCDecaux, a história foi um pouco diferente. Gustavo González, que trabalha na área de Marketing Digital e Creative Solutions, confessou que aquela era uma estreia absoluta da equipa: “Nunca jogámos juntos, mas marcamos presença neste duelo de futebol para, acima de tudo, dar uma prova de desportivismo e amizade”. Ainda assim, a falta de experiência do coletivo vestido de azul era compensada pela frenética atividade do seu treinador.

Vítor Martins, do departamento comercial da JCDecaux, assumiu, desde o primeiro momento, a liderança das tropas. Definindo-se como treinador e motivador, declarou à Field, antes do duelo de futebol, que esperava um “jogo pautado pelo fairplay, pela competência e pela competitividade saudável”. Durante a partida, foram poucos os momentos em que as suas instruções técnico-táticas não ecoaram no campo de futebol. Apesar de ter ficado fora das quatro linhas, este foi, decididamente, um dos homens deste jogo histórico.

As histórias de um duelo de futebol 

Do pontapé canhão do Lisandro até à impressionante resistência do senhor Eduardo (assim tratado pelos colegas por ser o membro mais sénior da equipa), são muitas as boas histórias que ficam para contar no final deste derby. Decorrida a hora de partida, contabilizavam-se mais de 60 remates, sendo que as redes das balizas – e os corações dos atletas – abanaram por nove vezes. No final, o placard registava o resultado de 7-2, sagrando a dreamMedia como equipa vencedora.

Depois do apito, já se ouvia falar da desforra. Mas, naquele momento, esqueceu-se a rivalidade para se dar lugar ao convívio. Afinal, a festa do futebol só faz sentido quando não se deixa o desportivismo e a amizade fora de jogo. O capitão da equipa da JCDecaux, Gustavo, afirma mesmo que, no fim, aquilo que importa é o “fortalecimento dos laços entre todos os colegas, que é importante para o ambiente laboral de cada empresa e para a qualidade das relações dentro da indústria”. 

Margarida Valadão dos Santos, Head of Operations da Field, declara que o objetivo desta iniciativa passa, precisamente, pela promoção de uma rivalidade saudável entre empresas oponentes dos mais diversos setores: “Queremos promover o team building, o fairplay e a solidariedade entre colegas” – afirma, acrescentando – “o objetivo é proporcionar a esta malta um momento de descontração e diversão com os seus rivais do dia a dia”.

Depois deste duelo de futebol inaugural, são vários os projetos que estão a ser cozinhados para trazer a campo a rivalidade entre empresas. Margarida levanta a ponta do véu e fala da possibilidade de se virem a organizar torneios empresariais ou jogos de outras modalidades. No entanto, enfatiza que, independentemente do formato, a lógica que preside a esta iniciativa será sempre a mesma: “Juntar as pessoas à volta do desporto para que, juntas, possam viver esta paixão”. 
E se a sua empresa tivesse a oportunidade de fortalecer os seus laços dentro de campo, precisamente diante do seu eterno rival? Envie um email para suporte@field.pt e venha mostrar a garra da sua empresa num duelo de futebol inesquecível!


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