Uma das questões mais frequentes que os jogadores nos colocam ao reservarem um campo de futebol respeita à geração a que corresponde o relvado sintético onde pretendem jogar. 

E qual é a importância destes relvados? É simples: o relvado mais avançado, ainda que sintético, procura aproximar o comportamento da bola ao verificado em relvado natural, aumentando o período para a sua utilização e reduzindo o desgaste, tornando os campos de futebol de relva artificial muito mais fáceis de usar do que os relva natural. Nestes relvados pode-se, ainda, jogar em praticamente todas as condições meteorológicas, exigindo pouca manutenção entre as utilizações. 

Além do mais, os campos de relva artificial duram muito mais que os campos naturais: em média, um campo artificial pode suportar até 2.000h de jogo/ano, mas um campo de relva natural ficar-se-á pelas 600 a 800h de jogo/ano, antes de se tornar impraticável e precisar de restauração e manutenção.

Assim, por sabermos da importância desta informação, ajudamos a esclarecer as características que estão subjacentes à primeira, segunda, terceira e quarta geração dos relvados sintéticos!

Primeira geração
Esta geração de relvados surgiu em 1966. Existem dois tipos de relvados de primeira geração: um tem fibras baixas em Nylon, pouco espaçadas entre si e sem cargas de enchimento, e o outro tem fibras em Polipropileno, que acaba por ser mais confortável que o Nylon, porque amortece. Esta geração de relvados já não tem muita utilização actualmente.

Segunda geração
A segunda geração de relvados surgiu nos finais dos anos 70. Estes têm as fibras ligeiramente mais altas, mais espaçadas entre si e no meio delas é espalhada areia para assegurar a sua fixação e a estabilidade do piso. Por serem mais planos, estes relvados permitem um maior controlo da bola, em comparação com os relvados naturais. 

Terceira geração
Surgiram em 1996 e vieram revolucionar os relvados sintéticos! As fibras são mais altas (50mm a 70mm de altura) e ainda mais espaçadas entre si. A fibra passou a ser Polietileno, mais suave e flexível. Nestes relvados são espalhados areia e granulado de borracha ou só granulado de borracha. Esta combinação garante um piso confortável, diminuindo a pressão nas articulações dos jogadores e também facilita que a bola se apanhe por baixo com maior facilidade. Estas características tornam a terceira geração de relvados ideal para a prática do futebol.

Quarta geração
Nos últimos anos apareceram os relvados de quarta geração. São compostos por fibras mais baixas e menos espaçadas entre si. Este relvado não precisa de cargas de enchimento e a firmeza das fibras é garantida por um conjunto de fibras muito resistentes que ocupam os espaços entre as fibras mais altas. Esta combinação faz com que o relvado de quarta geração seja excelente para a prática do futebol!

O futuro? Não sabemos (porque ainda não fazemos clarividência!), mas até já houve portugueses a desenvolverem relvados à base de cortiça, com utilização por toda a Europa!

E como sintéticos há muitos, podes descobri-los ao fazer download da app na App Store ou Play Store, marcá-los através do site, ligar para o 215 891 580 ou enviar mensagem por Whatsapp para o mesmo número!

Write A Comment