O ritual repete-se, religiosamente, semana após semana. As coordenadas não mudam: quinta-feira, às 21h, é momento de aterrar no campo do Clube TAP Portugal e dar uns pontapés no esférico. O capitão da organização é Gerson Gomes, 24 anos, que tem a incumbência de alugar o campo de futebol, para que a magia possa acontecer no tapete verde dos Olivais. 

O jogo acontece. Há anos que é assim, mas há alguns meses o grupo teve de introduzir uma mudança nesta sua tradição. O senhor que sempre tratou da papelada das reservas disse a Gerson que, dali em diante, tudo seria feito através de uma app que tinha chegado para mudar (e facilitar) as regras do jogo – e das reservas. Foi assim que a Field entrou a pés juntos no ritual desta equipa. 

Nunca foi tão fácil alugar o campo de futebol

Naquele momento, o responsável por todo o processo de alugar o campo de futebol pediu a Gerson que passasse a utilizar a aplicação da Field. Apesar da novidade, o nome soou-lhe familiar: “É engraçado, porque já tinha a aplicação no telemóvel. Tinha encontrado a página da marca no Instagram e, por mera curiosidade, instalei-a só para ver os campos”, relembra. Mas, a partir daquele dia, tornou-se mesmo oficial: Gerson passou a fazer parte do já extenso plantel de utilizadores da Field.

No entanto, o processo de transição levantou alguns desafios. O grupo das quintas-feiras, constituído por 16 pessoas, conta com jogadores de idades bastante diferentes. Enquanto uma parte da equipa está na casa dos 20 anos, a outra já vai somando mais de 40 primaveras. Por esse motivo, ainda que não lhes falte força no pulmão para aguentar as duas horas semanais de futebolada, assumem uma menor predisposição para se aventurarem no campo das tecnologias. Tem sido, por isso, uma missão difícil convencê-los a utilizar a funcionalidade de divisão de conta disponível na app da Field. 

Mas a tática adotada para remediar a situação revelou-se eficiente: “No final dos jogos costumo recolher o dinheiro de todos, deposito na conta e depois completo o processo de pagamento”, explica o jogador. Resolvido o problema, Gerson destaca as facilidades trazidas pela aplicação: “A grande vantagem é o tempo todo que se poupa no processo de marcação, pagamento e entrada no campo” – refere, acrescentando – “além disso, é uma boa ferramenta para descobrir campos nas imediações”. 

A equipa de Gerson 

A história destes heróis da Field começou na associação Consciência Jovem, em Chelas. Foi por lá que deram o pontapé de saída para um ritual que se viria a tornar sagrado. De início, a equipa não era fixa e a realização dos jogos dependia dos amigos que pudessem convocar. Mais tarde, conheceram o grupo dos “quarentões” e, a partir daí, conseguiram garantir que, todas as semanas, houvesse pessoal suficiente para ocupar o campo de futebol de sete do Clube TAP – onde decorre o histórico torneio desta organização

Gerson Gomes, 24 anos

Para não tornarem os encontros aborrecidos, o grupo muda a constituição das duas equipas todas as semanas. Além disso, mantêm uma tradição: mesmo que o campo do Clube TAP disponibilize uma bola, os jogadores não abdicam do esférico que os acompanha desde o início. Superstição ou mero hábito, o que importa é que, no final da noite, a bola tenha tido a sorte de beijar as redes umas quantas vezes.

O desporto sempre fez parte da vida de Gerson. Ainda experimentou aventurar-se no basquetebol, mas confessa, a sorrir, que tem “mais jeito para jogar com os pés”. Desde os 13 anos que pisa vários relvados como federado, mas sentiu que, agora, chegou a hora de marcar outro tipo de golos. Iniciou este ano o seu percurso académico na área da Psicologia Desportiva, ciente da importância que o suporte psicológico pode ter no desempenho de um atleta: “Dentro de campo temos de motivar quem está ao nosso lado. E nem sempre é fácil – as reações são muito imediatas. Mas sempre me senti à vontade a desempenhar esse papel”, explica. 

Gerson admite que nos próximos tempos terá de trocar algumas vezes a bola pelos livros. Mas o compromisso com a equipa é inviolável: as peladinhas das quintas-feiras continuam a ter um lugar sagrado na agenda. Semana após semana, continuará a abrir a app da Field para alugar o campo de futebol do Clube TAP, utilizando ou não a funcionalidade de divisão da conta. A partir daí, só falta mesmo entrar no campo e suar para conseguir abanar as redes. 


Faz do futebol uma rotina e entra em campo com a Field!

Write A Comment