Quer seja para profissionais ou para amadores – e, claro, para amadores profissionais – é crucial reservar um momento antes do jogo para os exercícios de alongamento. É um ritual importante para preparar o corpo e a mente para a partida, além de ser decisivo na prevenção de lesões. E que tal aproveitares este momento para aperfeiçoar algumas táticas e técnicas? Da próxima vez que te fizeres ao relvado, experimenta pelo menos um destes quatro exercícios de aquecimento com bola. A preparação dos músculos fica garantida, e a diversão também.
Passes em volta
- Regras
Os jogadores ficam dispostos em torno do círculo do meio campo. Dois deles estão no meio, com uma bola cada. Devem driblar e passar o esférico a um dos colegas que esteja do lado de fora do círculo, para depois ocuparem o seu lugar. A sequência repete-se, sem que cada atleta dê mais de três toques. À medida que o exercício se desenvolve, a dificuldade, a intensidade e a velocidade devem aumentar progressivamente.
- Objetivo
Trata-se de um exercício de dificuldade média-baixa, que dará aos jogadores a oportunidade de trabalhar a receção e o controlo da bola, o drible e o passe, com poucos toques e em espaços curtos.
- Passos
- Os dois jogadores no centro do círculo começam a driblar e, com um máximo de três toques, passam a bola a um colega que esteja na parte de fora.
- Os jogadores que são chamados a jogo utilizam um toque para receber e voltar a colocar a bola dentro do círculo, para depois a passarem a outro.
- Quando um jogador passa a bola ao colega, deve ocupar o seu lugar na parte de fora do círculo.
Driblatura do quadrado
- Regras
Cada jogador deve conduzir a sua bola no interior de um quadrado delimitado no campo. Durante o exercício, o treinador (ou um jogador incumbido dessa missão) deve dar instruções relativas à forma como o drible deve ser feito.
- Objetivo
Este é um dos melhores exercícios de aquecimento com bola para treinar o controlo dos jogadores sobre o seu drible. Trata-se de uma atividade de dificuldade média, indicada para aumentar a temperatura corporal dos atletas.
- Passos
- Os jogadores começam a correr com a bola ao mesmo tempo, sem saírem do quadrado.
- O treinador vai dando diferentes instruções aos jogadores, como por exemplo:
- Aumentar a velocidade
- Reduzir a velocidade
- Stop! (parar de imediato)
- Só com a parte de fora do pé / Só com a parte de dentro do pé
- Só com o pé esquerdo / Só com o pé direito
- Volta de 180 graus
- Todos trocam de bola com um colega
A volta aos cones em 80 segundos
- Regras
Os jogadores devem contornar uma série de cones a correr. Chegando à segunda série de cones, é-lhes passada a bola para que a contornem driblando. O exercício deve ser completado em 80 segundos ou menos.
- Objetivo
Este exercício de alongamento com bola, de dificuldade baixa, é ideal para melhorar as skills de coordenação e drible. Além disso, permite trabalhar a corrida, o passe e o controlo sobre a bola. Tudo isto em 80 segundos.
- Passos
- O jogador parte para a primeira série de cones, sem a bola, para os contornar.
- Depois de completar o primeiro percurso, recebe a bola do colega que lhe sucede na fila, dando, para isso, uma volta de 180 graus.
- Recebendo o passe com um toque, enfrenta a segunda série de cones, desta vez com a bola nos pés. O percurso completo não pode demorar mais de 80 segundos.
Na trave, sem travão
- Regras
Os jogadores, dispostos em duas filas perpendiculares, partem ao mesmo tempo. O atleta da esquerda dá dois toques na bola e faz um passe adiantado para o colega que corre em direção à baliza. O jogador da fila da direita remata à baliza, com o objetivo de acertar na trave.
- Objetivos
Este é um dos melhores exercícios de aquecimento com bola para criar um ambiente divertido e descontraído entre os jogadores. Ainda que o nível de dificuldade seja elevado, o desafio de acertar na trave proporcionará momentos de descontração, enquanto se afina a pontaria e se trabalham os passes e a desmarcação.
- Passos
- Os jogadores formam duas filas perpendiculares.
- Os primeiros atletas de cada fila partem ao mesmo tempo. O da esquerda parte com a bola, dá dois toques e faz um passe adiantado. O colega da direita corre em direção à baliza e, ao primeiro toque, remata à trave.
- Os jogadores trocam de fila.
Depois destes exercícios de aquecimento com bola, estarás certamente preparado para te fazeres ao campo e agitar as redes. As atividades de alongamento devem ser aproveitadas para apurar algumas skills importantes, mas não só! O aquecimento pode (e deve) ser visto como um momento de descontração e diversão, ideal para quebrar o gelo entre os jogadores.
Estás à espera de quê para te fazeres à bola com a Field?