O futebol é um desporto muito completo. Além de ser uma ótima forma de promover o equilíbrio físico e a agilidade, pode ser uma importante fonte de descontração, diversão e convívio. No entanto, por se tratar de uma atividade de contacto com alguma exigência física, o risco de contrair uma lesão é elevado, principalmente nos membros inferiores. Sabes quais são as principais lesões no futebol e como as podes prevenir? Nós damos-te uma ajuda.

As principais lesões no futebol   

As lesões mais comuns no futebol ocorrem devido ao excesso de cansaço, quando os músculos, os ligamentos, os ossos ou os tendões são submetidos a demasiado stress. Particularmente arriscados são os movimentos de rotação e os momentos de explosão muscular, principalmente quando não se dedica o tempo suficiente aos exercícios de aquecimento e alongamento. 

Lesões no joelho

Os movimentos de rotação são, geralmente, os grandes responsáveis por este tipo de lesão. Geralmente, acabam por resultar em rompimentos do ligamento cruzado anterior ou na rutura parcial ou total do menisco. 

Lesões na coxa

As lesões musculares mais comuns no futebol ocorrem nesta zona do corpo. Os estiramentos ou contraturas nas coxas podem acontecer, com maior facilidade, durante os remates. Nestes momentos, os tecidos musculares estão contraídos para gerar força sobre a bola, sendo que os músculos posteriores acabam, invariavelmente, por ser mais afetados por este movimento.

Lesões no tornozelo

Os tornozelos são bastante vulneráveis à movimentação contínua e rápida de um jogo de futebol. Além disso, sofrem muito com as entradas e pancadas mais violentas. Por esse motivo, é comum ocorrerem entorses nos ligamentos que conectam os pés aos ossos da perna.

O segredo está na prevenção

O ritmo acelerado dos jogos e as quedas podem ser muito exigentes para os músculos. É, por isso, vital fortalecer a musculatura e preparar o corpo para a atividade física. As principais lesões no futebol acontecem, precisamente, pela falta de aquecimento e alongamento, pelo excesso de fadiga ou pela falta de repouso. Deixamos-te algumas dicas essenciais para a prevenção de lesões no campo:

  • Dá importância ao tempo que reservas para o sono e o repouso do corpo e da mente;
  • Dedica algum tempo aos exercícios de aquecimento antes de todos os jogos. E que tal se experimentares alguns aquecimentos com bola?
  • Utiliza sempre equipamento adequado, com especial atenção ao calçado (que deve absorver bem o impacto) e aos equipamentos de proteção, como as caneleiras;
  • Não te esqueças de fazer alguns exercícios de alongamento depois do jogo, para aumentar a flexibilidade muscular;
  • Por fim, mas não menos importante, joga sempre com fair play, respeitando a tua integridade física e a dos teus companheiros de jogo. 

Faz do futebol uma rotina e entra em campo com a Field!

Write A Comment