Os campos de futebol são como os golos: há para todos os gostos e feitios. Prova disso é o extenso leque de opções que a Field te oferece para reunires a tua equipa. Ainda assim, as medidas de um campo de futebol oficial obedecem a um conjunto de regras definidas internacionalmente pela FIFA. Curioso para saber quais?

As dimensões de um campo de futebol 

No documento Leis do Jogo, da FIFA, é elencado um conjunto de diretrizes que todos os campos de futebol oficiais devem respeitar. Sabes quais são as medidas de um campo de futebol? Não precisas de procurar mais: fizemos o trabalho por ti!

  • A linha lateral dos campos deve ser, obrigatoriamente, a maior. As suas dimensões podem variar entre os 90 metros e os 120 metros. Segundo os regulamentos da FIFA, para jogos internacionais, as medidas devem ficar entre os 100 metros e os 110 metros.
Medidas de um campo de futebol, linha lateral, field
  • Por sua vez, a linha de fundo pode ter entre 45 metros e 90 metros. No caso dos jogos profissionais, estas medidas devem ficar entre os 64 metros e os 75 metros.
Medidas de um campo de futebol, linha de fundo, field
  • Passemos ao lugar onde a magia do futebol mais acontece. As medidas de uma baliza de futebol devem ser as seguintes: 7,32 metros de largura e 2,44 metros de distância entre a trave superior e o chão. 
Medidas de um campo de futebol, baliza, field
  • Chegada a vez da grande área, temos as seguintes medidas: as duas linhas perpendiculares à linha de fundo devem estar a 16,5 metros de cada poste. Essas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo, numa distância de 16,5 metros.
Medidas de um campo de futebol, grande área
  • Como todos sabemos, dentro de uma grande área existe sempre uma pequena marcação circular responsável por grandes emoções. Falamos, claro, da marca para o pontapé de grande penalidade. Este ponto deve ficar a 11 metros do meio da linha que une os dois postes da baliza. 
Medidas de um campo de futebol , marca de grande penalidade
  • Por fim, o regulamento da FIFA que define as medidas de um campo de futebol salienta que as linhas devem ter todas a mesma espessura, com um máximo de 12 centímetros. 

Medidas de um campo de futsal

O futsal é uma modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais fãs e praticantes. Segundo o regulamento do Campeonato Nacional de Futsal, os recintos desportivos devem ter as seguintes características:

  • O comprimento do campo deve ser, no máximo, de 40 metros e, no mínimo, de 36 metros.
comprimento do campo, field
  • Por sua vez, a superfície de jogo deve ter uma largura situada entre os 18 metros e os 20 metros. 
largura do campo, field
  • Por fim, a espessura das linhas de marcação deve situar-se entre os 5 centímetros e os 8 centímetros, de forma que seja visível. 

Na Field, podes encontrar um campo feito à medida da tua equipa. Estás à espera de quê para te fazeres às quatro linhas?


Faz do futebol uma rotina e entra em campo com a Field!

Write A Comment