Quando chegámos ao campo do Sacavenense, os sintéticos do complexo estavam repletos de miúdos de diferentes idades, mas com uma paixão em comum: a magia do futebol. A tranquilidade daquele final de tarde enchia-se do inconfundível entusiasmo das vozes que celebravam cada finta, cada habilidade e cada golo. Embora estivéssemos a entrar num clube com mais de uma centena de anos, era impossível não sentir a vitalidade do sangue jovem que, ainda hoje, lhe corre nas veias. Aqui, o passado mistura-se com o futuro, sempre de chuteiras nos pés.

Um século de golos e serviço à terra

José Pina, Presidente do Conselho Fiscal do Sport Grupo Sacavenense, recebe-nos numa sala recheada de memórias e troféus. O longo percurso deste clube histórico é mais do que suficiente para tatuar todas as paredes deste espaço com taças de várias cores e feitios, fotografias de várias décadas e cachecóis de duas cores apenas: vermelho e preto.

O primeiro capítulo da história do Sacavenense é escrito em 1910, o agitado ano da Implantação da República. São múltiplos os exemplos de coletividades desportivas portuguesas que nasceram no início do século XX, impulsionadas pelo fervor associativista que se vivenciava na época. Porém, ao contrário daquilo que era a realidade de vários clubes a despontar na altura, o Sacavenense não nasceu num berço de ouro. 

O perfil industrial da freguesia de Sacavém marcou para sempre o ADN do clube. José Pina recorda que o campo do Sacavenense ganhou vida e dinamismo através das pessoas da comunidade local, maioritariamente operários fabris. Desta maneira, garante que a coletividade é um motivo de orgulho e honra para as pessoas de Sacavém, que sempre foram vistas como os “parentes pobres” da capital portuguesa. Segundo o dirigente, este é, desde a sua génese, “um clube do povo e para o povo, com uma ligação muito próxima à terra”.

Campo do Sacavenense, Field, José Pina
José Pina, Presidente do Conselho Fiscal do Sport Grupo Sacavenense

Há muito em jogo no campo do Sacavenense

O Sport Grupo Sacavenense assume-se, atualmente, como uma instituição vocacionada para a formação. Com mais de 600 atletas nas suas fileiras, é o clube com mais jogadores inscritos na Associação de Futebol de Lisboa. Como tal, todas as semanas passam pelo campo do Sacavenense centenas de futebolistas, alguns deles ainda a aprender a correr, outros, já adultos e jogadores feitos, a disputar o Campeonato Nacional de Séniores.

Por entre traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores, são dezenas os jovens que encontram neste campo de futebol uma fuga para os problemas que teimam em fazer-lhes carga de ombro no dia a dia. Sendo a zona de Sacavém conhecida pelas precárias condições dos seus bairros limítrofes, o clube acolhe nas suas equipas miúdos que convivem diariamente com contextos sociais difíceis.

José Pina conta que estas crianças encontram no campo do Sacavenense “uma forma de se integrarem na sociedade e de partilharem esta paixão”. O dirigente reitera que esta é, acima de tudo, uma “maneira de criarem relações, de fugirem a práticas menos saudáveis e de alimentarem os seus sonhos”. Assim, é com visível orgulho que fala dos atletas de renome que por ali passaram e que servem de inspiração aos mais novos, como é o caso de João Palhinha, Rúben Semedo ou o campeão europeu José Fonte.

Vai marcar golos ao campo do Sacavenense 

Em julho de 2019, o Sport Grupo Sacavenense decidiu chamar um reforço de peso para as suas operações: a plataforma da Field (disponível em versão iOS e Android). Com esta parceria, o extenso plantel da nossa app passou a ter à disposição, com poucos cliques, os vários campos deste clube histórico.

O complexo desportivo do Sacavenense tem muito por onde dar uns bons toques na bola: dois campos de futebol de 11 (campo principal e campo 2), três campos de futebol de 7 (campo 1, campo 2 e campo 3) e ainda um pavilhão, remodelado no final de 2019, com um campo de Fut.5 para mostrares as tuas habilidades. 

Depois da peladinha, podes fazer uma paragem no Rui dos Pregos para repor as energias e beber um copo com a malta. Não há mesmo desculpas para não fazeres uma visita ao campo do Sacavenense. Faz-te à bola!


Faz do futebol uma rotina e entra em campo com a Field!

Write A Comment